Canal 513 NET
Canal 2.1
Rádio FM 97.7
Mano App

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa iniciou, nesta segunda-feira (13/07), um programa de visitas ao Teatro Amazonas para colaboradores terceirizados que atuam no patrimônio administrado pela pasta. Os colaboradores que trabalham em serviços gerais foram os primeiros da agenda, que ainda vai abranger bombeiros e também vigilantes do espaço.

De acordo com a diretora do Teatro Amazonas, Sigrid Cetraro, a ideia do programa é valorizar o bem-estar dos colaboradores, assim como retribuir o cuidado e atenção que eles dedicam ao Teatro Amazonas. “Além de despertar um orgulho pelo patrimônio que ele ajuda a cuidar, o programa também proporciona ao colaborador um olhar de visitante e turista que talvez ele ainda não teve a chance de ter. E assim podemos devolver um pouco do carinho que eles tanto doam aos espaços da secretaria”, afirmou.

Ana Zilda, que auxilia na limpeza de diversos espaços culturais, incluindo o Teatro, nunca havia visitado o espaço desta forma. “Sempre quis visitar assim, como turista, mas o tempo, às vezes, é complicado. Achei o máximo, muito legal, gostei muito das explicações sobre o lugar. Foi muito gratificante”, declarou.

Mesmo trabalhando no Teatro Amazonas, Aldeneide Guimarães contou que se impressionou com a história do patrimônio e com detalhes que ainda não havia percebido. “Antes de trabalhar aqui, eu nunca tinha entrado no Teatro e aí quando eu comecei, já achei tudo lindo. Hoje eu pude conhecer a história. A gente limpa, faz tudo, mas não conhece a história do espaço, não percebe os detalhes, e hoje pude ter outro olhar e também aprender. Eu amei a visita”.

O programa de visitas para colaboradores terceirizados será realizado sempre às segundas-feiras, quando o patrimônio está fechado para o público. “Na próxima segunda, receberemos os bombeiros. Em seguida, teremos os vigilantes. Por último, abriremos uma exceção para os técnicos da Central Técnica de Produção da Secretaria, que são os figurinistas, as costureiras, cenógrafos, entre outros profissionais, que não são terceirizados”, informou.

Visitas para o público – O Teatro Amazonas e o Centro Cultural Palácio da Justiça já podem ser visitados pelo público com agendamento on-line. Os espaços funcionam para o público de terça a sábado, das 9h às 15h. Os parques Jefferson Péres e Rio Negro também voltaram a receber a população.

Para agendar uma visita, basta acessar o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), escolher o espaço, horário e informar um número de telefone e o CPF. O funcionamento dos equipamentos culturais é das 9h às 15h, de terça a sábado. Já os parques abrem das 6h às 14h, diariamente, e não precisam de agendamento.

Os demais espaços administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa vão reabrir conforme o cenário da Covid-19 no estado.

Fotos: Michael Dantas

Comentários

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin