Canal 513 NET
Canal 2.1
Rádio FM 97.7
Mano App

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Participantes serão orientados sobre maneira correta de realizar procedimento e utilização dos diferentes EPIs exigidos

O Governo do Amazonas vai promover um curso on-line para capacitar profissionais da saúde e acadêmicos para a vacinação contra a Covid-19, nos 61 municípios do interior do estado. A iniciativa é uma parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Poderão participar quem está atuando na vacinação, quem foi convocado para começar a atuar no processo, e voluntários.

Segundo o subgerente de Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos da FVS-AM, David Oliveira, por meio do treinamento, os participantes serão orientados sobre a maneira correta de realizar o procedimento, dentro das normas, e a utilização dos diferentes Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs) exigidos, desde o local de armazenagem dos imunizantes até o momento da vacinação. Os participantes serão qualificados, ainda, sobre especificações da vacina como temperatura adequada e manuseio.

“Para que a vacinação ocorra de maneira correta, é necessário que os profissionais conheçam sobre a vacina, o que pode influenciar a sua eficácia e como identificar a conduta a ser tomada em algum desvio do padrão. Por meio deste treinamento, o profissional de saúde que for atuar na campanha de vacinação ou em sala de vacina estará mais atento às boas práticas em relação à vacinação, à rede de frio e ao sistema de informação”, disse David Oliveira.

O Treinamento Básico de Sala de Vacina relacionado à ação da Campanha de Vacinação da Covid-19 terá carga horária de nove horas e será realizado nesta sexta-feira (26/02) e nos dias 1º e 2 de março, das 14h às 17h. O público-alvo tem que participar dos três dias para concluir o treinamento, que será ministrado pela enfermeira Josy Lira e pela assessora técnica Katheuce Nunes, ambas da Gerência de Imunização de FVS-AM. A qualificação será transmitida, ao vivo, pelo Sistema IPTV da UEA-Telessaúde, pelo aplicativo Mano Web e pelo canal no YouTube tessaudeamazonas.

“A previsão é de que no mínimo 122 profissionais sejam qualificados. No entanto, este número poderá aumentar, levando em consideração que os coordenadores das salas de vacina em cada município podem usar o treinamento para multiplicar o conteúdo entre os profissionais habilitados para tal atividade, conforme necessidade de serviço”, explicou David Oliveira.

Os profissionais do interior que poderão participar do treinamento são: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, estudantes e acadêmicos de enfermagem, de universidades públicas e privadas. Os profissionais da capital do estado serão qualificados pela Prefeitura de Manaus.

Testes antígenos – Na próxima quinta-feira (25/02), a FVS-AM realizará um treinamento on-line com os profissionais de saúde dos municípios para repassar orientações quanto à distribuição e à aplicação de testes rápidos do tipo antígeno, uma forma complementar de diagnóstico ao RT-PCR, que já é usado no Estado.

Uma quantidade de 50 mil é destinada aos municípios e 12 mil para a capital. Uma nova remessa com 60 mil é aguardada para chegar esta semana à capital amazonense. O material faz parte de uma parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O objetivo de ampliar o diagnóstico e interromper a cadeia de transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

De acordo com o diretor-presidente em exercício da FVS-AM, Cristiano Fernandes, a ideia é orientar os profissionais quanto ao momento oportuno para se aplicar esse tipo de teste, assim como fazê-lo de forma correta. A FVS-AM também irá orientar como lançar os resultados dos testes nos sistemas oficiais de informações.

A orientação será transmitida, ao vivo, das 14h às 16h, pelo Sistema IPTV da UEA-Telessaúde, pelo aplicativo Mano Web e pelo canal no YouTube tessaudeamazonas.

FOTOS: Arthur Castro/Secom

Comentários

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin